Apartamento feito para acolher e receber ganha forma com assinatura do escritório MC2 Arquitetura.
Pedro Hijo
Um espaço para receber os amigos e colecionar lembranças. Essa era a principal demanda de um casal ao contratar o escritório MC2 Arquitetura, formado pelas arquitetas Carla Monteiro de Carvalho e Elisabeth Monteiro de Carvalho, para o desenvolvimento de seu novo apartamento. Localizado no Horto Florestal, em Salvador, o imóvel de 130m² manteve a varanda e inseriu ali um ambiente próprio para celebração: do churrasco com os amigos às partidas de futebol transmitidas pela TV.
A sala com decoração clássica contemporânea ganhou uma base neutra e clara e conjugou móveis com acabamentos variados, entre eles: couro, veludo, mármore e vidro. O painel de madeira freijó lavado disfarçou a porta da cozinha e fez as vezes de vitrine para expor objetos de valor sentimental, como o conjunto de porcelana chinesa antiga.
O tapete oriental de ar desgastado conferiu descontração ao conjunto onde os grandes focos de atenção ficam para os quadros de Fátima Tosca e Waldemberg. Sobre a mesa de centro em mármore marrom imperial, uma sofisticada coleção de vasos de murano. O buffet em laca branca brilhante recebeu a a companhia suntuosa da fibra natural dourada na parede, o que deu destaque para os quadros e objetos antigos, como o vaso de cristal azul.
De acordo com as profissionais, toda a iluminação foi pensada para criar “cenas e atmosferas” diferentes na decoração da sala. “O lustre de cristal incolor, por exemplo, faz uma releitura do clássico candelabro, além de ter balizadores e fita LED embutidos no painel de madeira”, comentam.
A TV do futebol aos fins de semana da varanda ficou sobre um painel de madeira de demolição. Uma cervejeira foi colocada sob a bancada. A composição de ladrilho hidráulico que reveste a churrasqueira foi o ponto de partida para a escolha dos móveis em alumínio, cordas náuticas, fibra sintética e madeira.
No lavabo, a base branca em pastilha e mármore recebeu a parceria harmoniosa
do papel de fundo azul com arabescos dourados. A cuba em pedra também foi desenho das arquitetas.
No gabinete, a marcenaria foi planejada para atender a tripla função: home office, estante de TV, além da rouparia, ao lado do sofá-cama, que recebeu lindas e confortáveis almofadas.
Na suíte do casal, o toque clássico do papel de parede contrapõe com a cabeceira em fibra de malaca. Já o pendente na lateral da cama traz leveza e sofisticação. Sobre a cômoda, objetos como quadro, arranjo floral, bandeja e caixa formam uma bela composição e organizam perfumes e relógios.