Mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo tem inspiração no tema “Planeta Casa”, apoiado nos pilares sustentabilidade, tecnologia e afeto
A CASACOR PE abre sua 22ª edição em Recife, exibindo ao visitantes o que é mais atual em tendências, equipamentos, mobiliário e materiais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A mostra repete do endereço, ocupando o casarão da década de 30 na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte. A mostra abre as portas para visitação hoje (12 de setembro), com encerramento no dia 3 de novembro. Serão 52 dias de programação variada, com entretenimento e eventos de gastronomia, conteúdo, saúde, experiências, reuniões corporativas, atrações culturais, ações sociais e muitos encontros.
Apesar de ocupar o mesmo imóvel do ano anterior, o circuito assinado pelo arquiteto Mário Santos, ocupando 5 mil metros quadrados de área, promete surpreender, com roteiro completamente diferente. As mudanças vão desde o posicionamento do acesso, que ganhou boas-vindas com mural de 70m2 assinado por Derlon, até o ponto da piscina e seu deck. Outra novidade é que o interior da casa será ocupado por um mix de salas em várias versões: para jantar, sonhar, estar, ouvir música, ler, beber vinho, relaxar ou conviver com a família. No total, 37 ambientes, mais de 60 profissionais e 86 parceiros envolvidos nos bastidores do projeto.
Este ano, as franqueadas Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho optaram por continuar na Zona Norte, onde está a maioria dos imóveis preservados do Recife. “Contamos com o apoio do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife (DPPC) e podemos dar a nossa contribuição, recuperando e devolvendo vida a casas icônicas da nossa cidade. Isso é muito gratificante para nós”, comemoram.
Em 2018, a mostra contabilizou doações significativas. O mobiliário urbano da área de convivência foi transferido para o Jardim Secreto de Apipucos e a Arena de Conteúdo está sendo reaproveitada como centro de recepção dos visitantes do Jardim Botânico do Recife. A ConcrEpoxi Artefatos, através do Centro de Inovação Fábrica de Cidades e parceiros como Solace Energia,Villa Garden e Steel Decor, transplantaram o espaço Cidade Cor, com projeto de Renata Gaudêncio e Luciano Lacerda, imortalizando a mostra e contribuindo com a urbanização de um espaço carente de infraestrutura, mas já com uma interação ativa com a sociedade e fluxo de frequentadores.
O tema nacional de todas as mostras em 2019 é Planeta Casa. O conceito foi inspirado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano, somente assim consegue-se enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, diretora superintendente da CASACOR. Na agenda oficial, a mostra segue aberta à visitação, com uma agenda repleta de workshops, ações, palestras, aulas, bate-papos, lançamento de produtos e confraternizações.
Sobre a CASACOR:
Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chegou à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Balneário Camboriú, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianopólis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).
Fonte: Agência Coreto