Bonsai: sensibilidade e delicadeza para o seu lar
Árvore em miniatura, o bonsai é uma planta sensível e delicada que requer certos cuidados não tão difíceis como se costuma pensar. A maioria das pessoas adquirem uma planta dessa como objeto de decoração e esquecem de tomar certos cuidados, o que resulta na morte do bonsai.
De acordo com o jardineiro da Horto do Contorno, Antônio Pinto, o bonsai é uma planta muito sensível, sente a energia das pessoas. “A pessoa que for cuidar dela precisa estar bem, uma vez que o estado emocional da pessoa influencia no seu desenvolvimento. É uma planta que sente as energias”, revela.
Quem tiver interesse em ter um bonsai em casa deve atentar-se para os cuidados básicos, como: água e luz. “Em dias normais, uma rega a cada um ou dois dias é o suficiente, devendo ser feita no início da manhã ou no fim da tarde, podendo aumentar para duas vezes ao dia, quando o tempo estiver quente ou seco. Além disso, é preciso colocá-la para pegar um pouco de sol”, alerta o jardineiro.
Antônio Pinto também chama a atenção para o momento em que a planta necessita de um vaso maior para poder se desenvolver melhor. “É preciso tirar o bonsai com muito cuidado. O primeiro ponto a ser observado é o crescimento da raiz e o estado da terra. Se a raiz estiver saindo, é preciso cortá-la, depois colocar novamente na terra com os adubos necessários”, afirma.
Na hora de cuidar do bonsai, vale lembrar que plantas dessa espécie costumam morrer pelo excesso do que pela falta de água. Por isso, só regue a planta quando o solo estiver completamente seco; procure manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado; as folhas podem ser regadas sem problemas.
Cada espécie de bonsai possui uma necessidade de luz; algumas espécies se adaptam melhor em ambientes internos, outras no externo. Tomando alguns destes cuidados, a garantia do bom desenvolvimento de um bonsai é certa.