Casa de 480m² é destaque na CASACOR São Paulo com conceito de refúgio urbano em meio à natureza
A arquiteta Debora Aguiar foi escolhida pela Todeschini para assinar o ambiente “Dolce Villa Todeschini by Debora Aguiar”, feito especialmente para a comemoração dos 80 anos da marca na CASACOR São Paulo que ocorre de 28 de maio a 04 de agosto no Jockey Club.
A arquiteta assina uma casa de 480m², que representa toda a elegância de seu estilo, criando um verdadeiro refúgio urbano em meio à natureza, cheio de memórias e detalhes.
Na fachada, a casa traz um painel com brises metálicos em alumínio reciclado que, já de fora, apresenta com delicadeza o que está por vir e permite o jardim interno permear os vãos com verdes e, ao mesmo tempo, levar luz natural filtrada aos espaços. Na entrada principal, uma marquise demarca o espaço e um painel de pedras irregulares delimita a casa, ladeado pelo jardim central.
Como um eixo central, o hall divide a casa ao meio. De um lado a ala íntima: com a suíte máster, com closet e banheiro; e de outro a área social, voltada para o jardim: com living, home theater e espaço gourmet. “O projeto mescla o desejo de manter a privacidade e, ao mesmo tempo, a convivência em todas as áreas”, afirma a arquiteta.
Na área íntima, um jardim interno longitudinal atravessa do quarto até o banheiro, banhado pela luz natural facetada dos brises irregulares da fachada criando espaços de forma poética. Já no quarto, o destaque é o painel curvo em veludo e espelhos que abraçam a cama com cabeceira estofada em seda da Artefacto. Criados-mudos com tampo em mármore, poltronas em seda e couro, além de um móvel baixo que vai desde o quarto até o fim da área íntima, completam o décor.
O banheiro do casal apresenta paredes em pedra bruta que brincam com profundidades e tamanhos diferentes, utilizando floreiras aéreas, colunas e jardins verticais. No centro do ambiente, um painel de espelho com uma TV . Com um painel com colunas em madeira de fundo, a banheira esculpida em mármore pousa sobre um tablado também em pedra, ladeada pelos jardins verticais e os chuveiros dispostos simetricamente.
Indo para o outro lado da casa, a área social surge totalmente voltada para o jardim central com portas de vidro que se abrem e criam grandes vãos, permitindo a conexão interior-exterior de forma integral. No teto, o forro ripado padrão Douro da Todeschini também faz a ligação entre os ambientes.
Disposto em ‘L’, o living surge com um canto de leitura, com uma estante com fundo em Dekton, iluminação indireta e portas em treliça de couro vazadas que servem de moldura para duas chaises e luminárias de piso. Ao centro, um sofá de quase cinco metros abraça todo o ambiente, que conta ainda com poltronas em couro e camurça, três mesas de centro em granilite, luminárias de piso e abajures, além de um belo tapete da Phenicia, inspirado nos desenhos de Gio Ponti, tudo desenhado por Debora Aguiar especialmente para o espaço. Na parede, painéis em pintura trompe l’oel piton com filetes metálicos, além de obras de arte. Destaque fica para a poltrona dos Irmãos Campana que faz a separação dos ambientes.
Em seguida, a sala de jantar com pé-direito duplo evidencia uma mesa redonda com um desenho especial da arquiteta para a Artefacto e uma “chuva” de pendentes, também design Debora Aguiar para a Puntoluce, como um jogo de varetas iluminado, criando uma verdadeira instalação. Cadeiras em camurça e aparadores em mármore proporcionam mais sofisticação. O ambiente ainda faz conexão com o jardim central e o generoso jardim vertical na parte posterior, que recebe toda a luz natural da cobertura de vidro e dos painéis verticais nas laterais.
No espaço gourmet, uma ilha central completa serve de estação para cozinhar e, ao mesmo tempo, compartilhar bons momentos, se transformando no principal ponto de encontro da casa. Bancada e estante baixa acopladas em Dekton recebem pendentes dos Irmãos Campana.
A adega desenhada por Debora Aguiar surge ao fundo com formas sinuosas e elegantes, guardando os vinhos colecionáveis. Ao lado, a cozinha com Sistema Octo Todeschini – lançamento comemorativo aos 80 anos da marca – esconde totalmente geladeiras, torre de fornos e armário com o uso das frentes escamoteáveis. Estante em estrutura metálica e vidro com fundo vazado permitem ver o jardim posterior e recebem as hortas hidropônicas.
No terraço, uma grande pérgola faz a cobertura e fechamento lateral em ripas de metal, seguindo a mesma linguagem da fachada, criando um pequeno espaço para aperitivos, com mesas e chaise para leitura.
Por fim, o jardim externo surpreende valorizando os espaços, criando momentos de relaxamento e contemplação. Árvores dispostas simetricamente são intercaladas por espelhos d’agua. Painéis de espelho refletem os tons verdes e ampliam a profundidade, ao mesmo tempo que vedam do exterior revelando o espaço aos poucos.
Fonte: Denise Delalamo Comunicação