Em uma conversa exclusiva com Marcele Casagrande Brunel, gerente de design da Dexco, a Revista Sacada mergulhou nas expectativas e inovações apresentadas pelo grupo durante a Expo Revestir 2024.
Marcele, que atua com todas as marcas do grupo, compartilhou insights sobre o papel do design na conexão entre estratégia de negócios, necessidades dos consumidores e incorporação de novas tecnologias e inovações.
Ao discutir as novidades da Revestir, Marcele ressaltou a importância de cada marca trazer produtos que façam diferença no mercado e na vida dos consumidores, mantendo a diferenciação necessária para os projetos dos arquitetos. Ela destacou as abordagens distintas de marcas como Deca, Portinari e Duratex, cada uma focada em aspectos específicos de versatilidade, bem-estar e personalidade, respectivamente.
“(…) Deca, por exemplo, está olhando muito para produtos que facilitem o processo de escolha e a usabilidade, sem contar todo o processo de pesquisa que antecede o lançamento, para garantir que esses produtos tenham assertividade, estejam aderentes às expectativas das pessoas que vão utilizar depois”, explicou Marcele.
Em relação a marca Portinari, Marcele destaca a experiência do consumidor com produtos atemporais, elegantes e muito harmônicos.
“Portinari traz muito a mensagem de materiais, de formas, de um bem-estar através da harmonia dos produtos, das composições mais delicadas e ao mesmo tempo super atemporais, mas sem deixar de dar aquele toque de diferenciação através de formas novas, de peças especiais que têm detalhes totalmente diferenciados, uma paleta de cor muito combinada, então fica fácil de combinar, fácil de especificar e de escolher”.
Em contrapartida, a Ceusa, outra marca de revestimentos, está mais focada, segundo a própria gerente de design, em propostas ousadas e marcantes.
“Ceusa traz muito da questão de provocar a ousadia dos espaços, a personalidade, trazer aquele detalhe que muitas vezes vai dar o destaque e o tom de diferenciação do próprio espaço das pessoas”.
Além disso, Marcele mencionou o lançamento da plataforma Xmod, uma ferramenta que une todas as marcas do grupo, orientando o processo de especificação e composição de ambientes de forma assertiva, considerando as intenções dos usuários.
Exclusividade e conforto com a marca Duratex
Enquanto as marcas de revestimento cerâmico estão focadas na experiência do consumidor, na usabilidade e no design como resultado final, as marcas Duratex e Duraflor vem para conquistar um mercado que preza pelo conforto, beleza e a sensação de conforto e aconchego.
“As texturas valorizam não somente a estética, mas o toque, garantindo uma sensação de conforto e bem estar”, enfatiza Marcele.
Outro diferencial que a marca está explorando é a personalização por meio do Duratex You, uma proposta inovadora que permite a criação de painéis exclusivos.
“A Duratex You é uma inovação. A proposta é fazer uma impressão digital em MDF, criando painéis que proporcionam versatilidade no processo de decoração. Então muitos arquitetos, construtoras, indústrias moveleiras, passam a ter a possibilidade de construir com produtos específicos, exclusivos”, explica.
Sustentabilidade em todos os produtos do grupo
Em relação à sustentabilidade, Marcele enfatizou o compromisso da Dexco com os três pilares de sustentabilidade (ambiental, social e de governança). Ela explicou que, embora a Dexco já atue fortemente nessa área há anos, este ano é um marco significativo, já que todas as marcas do grupo estão se destacando com elementos chave que garantem processos mais sustentáveis.
“Com a Deca, por exemplo, estamos falando muito dos benefícios dos produtos que garantem bem-estar e economia e um uso mais consciente da água, como por exemplo o Deca Comfort, que é um economizador de água”.
Já com a marca Portinari, o destaque fica por conta da promoção de construções certificadas LEED. A Duratex, em contrapartida, é a marca que traz o maior compromisso com a sustentabilidade.
“A Duratex em si é a nossa principal mensageira no quesito sustentabilidade porque definitivamente ela tem o processo como um todo extremamente sustentável. A marca possui um papel muito forte de reduzir a emissão de carbono, buscando alcançar uma emissão de carbono positiva. Temos inúmeras florestas que fazem essa conversão do carbono para o oxigênio e dessa forma temos uma empresa que garante a emissão de um carbono positivo”, ressalta a gerente.
Marcele destaca ainda que o objetivo da marca neste ano é impactar o consumidor lá na frente.
“Estamos abordando isso (sustentabilidade) de uma forma mais específica para que a gente consiga causar um impacto lá no consumidor, em toda a jornada, como um todo, de uma forma mais clara e assertiva”, destacou.
Outra preocupação do grupo Dexco é ir além do necessário. “As indústrias como um todo tem que cumprir normas, estar dentro da lei. Mas a nossa preocupação é fazer mais, porque é aí que efetivamente vamos deixar um legado, um impacto real dentro do sistema como um todo atendendo essa demanda cada vez mais forte pelo posicionamento das marcas”, explicou Marcele.
Tecnologia e Inovação para os projetos
Finalizando a conversa, Marcele ainda compartilhou como a Dexco está focada não apenas em criar produtos bonitos e funcionais, mas também em tornar a jornada do consumidor uma experiência prazerosa desde o início até o final do processo. Em um esforço para atender a essa missão, a Dexco lançou a plataforma Xmod, uma ferramenta revolucionária que une todas as marcas do grupo. Essa plataforma é projetada para orientar o processo de especificação com base nas principais intenções dos consumidores dentro dos ambientes.
Através da Xmod, os consumidores receberão orientações sobre como construir uma composição assertiva, levando em consideração não apenas aspectos de cor, forma e materiais, mas também como os produtos podem funcionar melhor em determinados espaços. Essa abordagem holística visa não apenas simplificar o processo de seleção e design, mas também garantir que os produtos escolhidos atendam às necessidades e desejos dos consumidores. A expectativa da Dexco com a ferramenta é elevar o padrão atual da indústria de revestimentos oferecendo uma solução abrangente e intuitiva capaz, não só de simplificar o processo de design, mas também de criar espaços que são verdadeiramente funcionais e esteticamente agradáveis.