Entre o mar e a lagoa

Casa projetada pela M100 possui passarela que permite comunicação entre cômodos

Xico Diniz

Para atender a uma família que viaja pelo mundo e tem a descoberta de outras culturas como hobby, o escritório M100 projetou uma casa ampla, com ares de praia e com uma arquitetura que contribui para que os ambientes interno e externo conversem. A casa, localizada no condomínio Parque Interlagos, em Camaçari, possui pé-direito alto o que agregou espaço para o pai, a mãe e três filhos adolescentes.

Inserida em um terreno de 1.730m² e com topografia aclivada, a casa possui 832,03m² de área construída e abriga três pavimentos. O subsolo semi-enterrado abriga áreas de serviço e garagem para quatro carros; já o térreo comporta a sala de estar, área gourmet, cozinha, sala de TV e spa; finalmente, no andar superior, ficam as áreas íntimas: quatro suítes, todas com tamanho suficiente para um layout que aloque duas camas de casal.

“A característica particular do terreno foi o ponto de partida para o projeto arquitetônico, posicionando o módulo central da sala e acesso principal da casa de forma a permitir a visão do mar e da lagoa”, dizem os profissionais.

Conexão

A casa conta com três grandes módulos que são unidos por uma passarela que permite o encontro entre o mar, que fica na parte posterior da casa, e a lagoa, na fachada frontal.

A integração entre os módulos é garantida por esquadrias de madeiras que possibilitam a ventilação, iluminação natural e contribuem para que os blocos formem um grande campo de visão, integrando a beleza do mar e da lagoa ao espaço interno.

Os detalhes do telhado são inspirados na arquitetura vernacular tailandesa, que foi utilizada para suprir o desejo dos clientes em trazer um pouco da história de suas viagens pelo mundo, o que dá um toque ainda mais singular para esse projeto.

Por Pedro Hijo

Matéria publicada na 10ª edição impressa da revista Sacada 

Leia também

Em destaque