Erros comuns para evitar ao decorar a sua casa

Mesmo não existindo regras definidas, conheça as falhas mais frequentes que podem tornar um ambiente desagradável e evite-as

Um erro é não pensar na iluminação dos ambientes. Quesito fundamental no design de interiores, a iluminação, se incorreta, pode anular um ambiente.| Foto: Jason Leung/Unsplash

Com a variedade de estilos e itens de decoração disponíveis no mercado, é natural ficar confuso sobre como decorar seu espaço. Para quem não tem o hábito de redecorar, então, a tarefa fica mais difícil e alguns erros podem ocorrer, deixando a casa com aspecto por vezes desorganizado, com poluição visual ou sem representar a personalidade dos moradores.

Selecionamos alguns dos problemas mais recorrentes para você ficar de olho e evitar que isso aconteça, mantendo sempre a casa agradável à sua estadia e à passagem de visitantes.

– Falta de planejamento é o primeiro ponto a ser observado. De nada irá adiantar se você simplesmente comprar vários objetos e espalhá-los pela casa.

– Comprar móveis e objetos decorativos sem medir seus cômodos e os espaços que pretende preencher é um erro comum. Mesmo que a peça “entre” no ambiente, pode pesar visualmente e sobrecarregar, causando desconforto.

– Não conservar o que você tem para que dure mais tempo, não observar o estado de cada peça e ignorar a necessidade de manutenção. Esse trio, se evitado, já te auxiliará a ter uma casa arrumada por mais tempo. Preste atenção, por exemplo, se os estofados estão precisando de uma limpeza. Se as almofadas e a roupa de cama estão desgastadas. Rasgos e manchas causam má impressão.

– Cometer excessos no uso de cores e misturar estilos que não conversam entre si são erros frequentes. É importante escolher uma linha que, mesmo compondo mais de um estilo, transmita harmonia.

– Comprar impulsivamente itens decorativos pode carregar a estética do ambiente e isso não fica nada bonito. Pior, causa até desconforto para quem está no ambiente.

– Excessos de tomadas e furos na parede: entenda, tudo em excesso poderá se destacar negativamente. Neste ponto é importante prever antes onde irá furar e onde ficarão os eletrodomésticos.

– Falta de cuidado com as plantas. No caso delas, deve-se ter atenção especial à rotina e às necessidades de cada espécie. Plantas murchas ou queimadas do sol não passam boa impressão.

– Desorganização no ambiente também irá passar uma impressão mais inóspita e jogar por água abaixo todo o investimento que você fez no design de interiores. Seja com objetos, roupas, bolsas ou até com a própria mobília, lembre-se de deixar tudo limpo, organizado e com espaço livre para circulação entre os ambientes. Ninguém quer ter que participar de uma verdadeira prova com obstáculos apenas porque visitou a sua casa.

Leia também

Em destaque