Investimento e sofisticação: por que a Elettromec escolheu Salvador para abrir loja própria de eletrodomésticos de luxo

Por
Melina Nova

Entrevista com Bruno Hoffmann – CEO da Elettromec

Bruno Hoffmann – CEO da Elettromec. Foto: divulgação

Recentemente Salvador recebeu a primeira loja da Elettromec, marca de equipamentos de alto padrão para cozinhas e ambientes gourmets referência no mercado de arquitetura, design e decoração, com mais de 25 anos. O endereço escolhido foi a Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores, um dos endereços mais luxuosos da cidade e o destino para quem deseja decorar sua casa ou escritório com produtos de alta qualidade, design e sofisticação.

Com outras sete lojas espalhadas pelo país, a marca oferece soluções inteligentes e completas para ambientes gourmets e cozinhas, além de um portfólio de produtos que une alta performance, design e sofisticação. São cerca de 17 categorias de produtos que o público da empresa tem acesso. Uma gama de opções de equipamentos de última geração entre cooktops, fornos, refrigeradores e coifas ultramodernas, que tornaram a marca sinônimo de tendência e referência no mercado.

De acordo com Bruno Hoffmann, CEO da Elettromec, o objetivo da marca é proporcionar uma experiência única aos seus clientes, do começo ao fim, desde a escolha dos equipamentos ao pós-venda. Com profissionalismo no que faz e paixão pela culinária, a marca se destaca pelo seu compromisso com a excelência.

A unidade baiana ocupa uma área de 330 m² e recebeu um investimento de R$ 2,7 milhões. Mas o que fez a empresa escolher Salvador para expandir seu negócio? Confira a entrevista que a Sacada fez com Bruno Hoffmann, CEO da Elettromec sobre a expansão da marca, os desafios e a escolha pela capital baiana para abrir mais uma de suas lojas na região Nordeste.

Quais foram os principais motivadores por trás da decisão de abrir uma loja própria em Salvador?

Primeiro porque Salvador é uma praça de expressão nacional, uma capital muito importante para nós e para o Brasil. Depois pelo fato de ser uma cidade que não possuía uma loja especializada em eletrodomésticos.

Nós atuávamos através de parceiros, mas que não tinham o foco para vender eletrodomésticos de luxo. Temos feito esse movimento de verticalização da nossa capilaridade, pensando bastante na experiência do consumidor. Então a gente faz a gestão desse trabalho atuando em praças que a gente entende que tem essa necessidade, mas que não está preenchida corretamente. Salvador é uma das capitais mais relevantes do Brasil, então foi bem natural o movimento.

Bruno Hoffmann – CEO da Elettromec. Foto: divulgação

Como a expansão para Salvador se alinha com a visão de crescimento e os objetivos estratégicos da Elettromec?

Salvador é uma praça que tem características do mercado de luxo. E nós, há mais de uma década, participamos de eventos como a Casa Cor na região. Por isso, já temos um bom relacionamento com o mercado local. Inclusive a rua que escolhemos para abrir nossa loja, a Alameda das Espatódeas, é bastante famosa, totalmente alinhada com a gente e com as grandes marcas que já estão presentes na cidade.

A escolha de Salvador faz parte da nossa presença na Região Nordeste. Nós abrimos uma loja em Recife e em Salvador quase que simultaneamente. Foram duas semanas de diferença entre uma loja e outra. Queremos trazer a representatividade que o Nordeste tem para o Brasil, para dentro da Elettromec, algo que a gente não tinha antes.

“Salvador é uma praça que tem características do mercado de luxo. Queremos
trazer a representatividade que o Nordeste tem para o Brasil, para dentro da
Elettromec, algo que a gente não tinha antes.”

O que levou em conta para escolher a localização da loja em Salvador?

A Alameda das Espatódeas é conhecida por ser do mercado de luxo de arquitetura e decoração. Em São Paulo, tem uma Alameda que é muito conhecida no Brasil, que chama Alameda Gabriel Monteiro da Silva. A Alameda das Espatódeas é conhecida como “a Gabriel do Nordeste”. Então estar lá era o lugar óbvio para nós.

Como a Elettromec planeja diferenciar sua presença em Salvador em relação a outras localidades onde a empresa já atua?

Fortalecemos bastante o relacionamento local e realizamos eventos toda semana. Por ser muito funcional a gente se utiliza muito da nossa loja. Podemos fazer almoços, jantares, festas, coquetéis e assim por diante. É uma loja que comporta, tem uma boa metragem.

Além disso, a característica principal que a gente coloca em termos de regionalidade é que a nossa gerente local, que no nosso caso é Gabriela, é de Salvador. Ela sabe como o perfil da cidade se comporta, se prefere um jantar, alguma bebida específica, se gosta de palestra ou gosta mais de networking e assim por diante. Já temos algumas instruções da matriz, mas é realmente a profissional local quem tem essa autonomia de tomar as decisões.

A unidade baiana ocupa uma área de 330 m² e recebeu um investimento de R$ 2,7 milhões. Foto: divulgação

Há inovações ou adaptações específicas nos produtos ou serviços oferecidos na loja de Salvador para atender às demandas locais?

Não tem nada específico. Já faz muitos anos que a gente trabalha na Bahia, pelo canal de revendas e agora com nossa loja própria. A gente nunca identificou nada específico para o mercado de Salvador, mercado da Bahia. Nossos produtos têm a característica já de atender nacionalmente e todas as características de design que comportam a universalidade.

Quais desafios foram identificados durante o processo de expansão para Salvador e como foram abordados?

O primeiro e principal desafio foi encontrar o imóvel, porque não abrimos mão de estar na Alameda das Espatódeas. Demoramos mais tempo que a gente gostaria. Isso mostra como a cidade tem uma demanda alta pela localização, pela estrutura de luxo que a Alameda apresenta.

Normalmente encontrar as pessoas certas é o maior desafio, mas em nosso caso fomos felizes. Nosso negócio está muito relacionado a pessoas. Temos nossos produtos, mas nossos consultores são essenciais. Por ser uma venda técnica e não uma venda por impulso, a performance deles, faz toda a diferença no negócio. Conseguimos formar uma equipe com uma certa facilidade. Encontramos profissionais muito bons na cidade, inclusive até poderia ter feito uma equipe maior, mas não era a ideia no momento. Então o mais complicado foi
somente a localização do imóvel mesmo.

Como a empresa pretende se envolver com a comunidade de Salvador e contribuir para o desenvolvimento local?

Nosso envolvimento com a comunidade local se dará através do nosso time de colaboradores, gerando emprego e renda. Na nossa loja própria já são cinco pessoas contratadas. Normalmente tem também os serviços de instalação e manutenção que agregam mais duas equipes, empregando mais algumas pessoas também. Ou seja, buscamos contribuir com o desenvolvimento local através da geração de empregos na cidade.

Durante a inauguração em Salvador, eu pude conhecer a equipe pessoalmente, eu só conhecia a gerente. Inclusive tivemos um momento bem emocionante, porque a nossa copeira veio, me abraçou e me contou que ela estava oito meses desempregada. Foi o filho dela que criou o LinkedIn dela e cadastrou ela no processo seletivo da Elettromec.

Foi bem gratificante a gente ver que está construindo uma empresa, mas também colaborando com as pessoas em termos de ajudar efetivamente a comunidade local. Esperamos que dessa forma possamos contribuir na geração de empregos de maneira direta e indireta para a cidade.

A expansão para Salvador faz parte de um plano mais amplo de crescimento regional? Se sim, quais são os próximos passos previstos?

Sim! Estamos em processo de expansão. Salvador é a nossa loja mais recente. Nesse momento, a gente já está em obra em Alphaville, Barueri, ao lado de São Paulo, capital. Também estamos fazendo o processo em Santo André, no ABC Paulista. Para a região Nordeste, estamos buscando outros imóveis em Fortaleza.

Teremos mais lojas ainda esse ano. São Paulo é o nosso principal foco agora. A Alameda Gabriel Monteiro da Silva é super concorrida, então estamos buscando imóveis, assim como shopping D&D. Devemos abrir em torno de cinco lojas em São Paulo se conseguirmos encontrar os imóveis que temos como objetivo.

Como a Elettromec pretende manter e reforçar sua reputação de fornecer equipamentos de cozinha de alto padrão nessa nova localidade?

Por um lado, somos fornecedores de produtos, então o que tange é a qualidade da empresa em manter todos os níveis de qualidade, certificação, o desenvolvimento de produtos. Então esse ano nós temos mais lançamentos agora em março na Expo Revestir, em setembro, é um outro período também que nós vamos promover mais lançamentos, nós vamos lançar mais uma marca que vai fazer parte do portfólio da nossa loja de Salvador. Esses são os pontos que a matriz pode promover, garantindo a estratégia do negócio.

Por outro lado, o mercado de luxo, a reputação, ele tem um lado de serviço que tem muita relevância. Então é como a equipe trabalha, como atende os profissionais, como ela dá suporte, porque é um processo longo entre a pessoa comprar, entregar, instalar, aprender a usar. Então toda essa jornada do consumidor é um foco grande na nossa empresa, de ter o consumidor como o centro das atenções. A gente enxerga que manter reputação é fazendo essa jornada do consumidor ser a mais suave e prazerosa possível.

Além disso a Casa Cor de Salvador é uma mostra de decoração com muita tradição. Nós estamos presentes nela há décadas. Eu inclusive participei dela quando eu ainda trabalhava na área de marketing da empresa. É, é linda. A cidade de Salvador como um todo é maravilhosa então, essa presença nossa vai fortalecida esse ano com a nossa loja.

“A gente enxerga que manter reputação é fazendo essa jornada do consumidor ser a
mais suave e prazerosa possível.”

Então são esses os pilares que a gente utiliza para construir o nosso negócio. É o relacionamento com o mercado, é como atender eles, é como atender o consumidor, principalmente, é como está presente no que a cidade entende como relevante. E assim a gente vai mantendo o nosso padrão e sempre buscando ser melhor.

Bruno Hoffmann (CEO da Elettromec) apostando no plano de expansão em 2024. Foto: divulgação

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