Michelangelo Mármores do Brasil cria parceria com designers ítalo-brasileiros

A Michelangelo Mármores do Brasil, que extrai de jazidas próprias localizadas no Paraná seus mármores, firmou parceria com os designers ítalo-brasileiros Giorgio Bonaguro, Gustavo Martini e Ronald Sasson para desenvolver algumas das novas coleções.
Divulgação / Mariana Amaral Comunicação

A Michelangelo Mármores do Brasil, que extrai de jazidas próprias localizadas no Paraná seus mármores, firmou parceria com os designers ítalo-brasileiros Giorgio Bonaguro, Gustavo Martini e Ronald Sasson para desenvolver algumas das novas coleções.

Giorgio Bonaguro desenvolveu a Equilibrium, uma coleção/instalação de esculturas luminosas feitas em mármore. Inspirado, por um lado, pela escultura de artistas como John Mccracken, Carl Andre ou Dan Flavin e, por outro, pelas formas curvas e envolventes da arquitetura brasileira, as esculturas representam diferentes instantes do mesmo movimento, feitas no mármore Nuvolato Michelangelo (mármore branco da Michelangelo com veios dourados) e o Napoleon Bordeaux Michelangelo (tonalidade vermelha muito particular e veios finos brancos), que representam diferentes instantes do mesmo movimento.

O designer Gustavo Martini usou o Nero Michelangelo (pedra preta que apresenta veios brancos, formando desenhos singulares), para criar a Italic, um sistema de esculturas luminosas que utiliza aspectos estéticos que se caracterizam no universo tipográfico. Cada símbolo é composto pelos traços principais que são feitos de linhas inclinadas e têm barras transversais em suas extremidades, assim como foi feito com serifas que forneciam o acabamento das linhas enquanto eram esculpidas em pedra na Roma antiga.

O Ronald Sasson apoiado por uma pesquisa recente sobre a Kinetic Art e sua relação direta com o conforto e bem-estar no design, observou o trabalho do artista belga Pol Bury e criou com o Nuvolato Michelangelo (mármore branco da Michelangelo com veios dourados), uma série de halos iluminados que se repetem de maneira coesiva e concêntrica, em um movimento rítmico e repetitivo.

O resultado dessa parceria foi apresentado na Carte Scoperte Gallery, uma ilustre galeria de arte milanesa, na Via Maroncelli, localizada no bairro Brera Design.

Sobre a Michelangelo Mármores do Brasil:

A Michelangelo atua desde 1990 valorizando a riqueza natural do Brasil. Desde os primeiros processos, o mármore Michelangelo é extraído, tratado e lapidado cuidadosamente para que cada peça tenha um toque único, respeitando a natureza de cada detalhe. A proposta da Michelangelo é trazer a beleza da diversidade das rochas através dos mais modernos processos de extração, gerando o menor impacto possível, valorizando a mão de obra local e o desenvolvimento das regiões onde está localizada.

Fonte: Mariana Amaral Comunicação

Leia também

Em destaque