Monocromático: conheça o estilo e como decorar

Estética utiliza a monocromia para compor ambientes elegantes, divertidos e cheios de personalidade 

Escolha de cores também está ligada a sensações. | Foto: Milada Vigerova/Unspash

Esqueça a paleta de cores análogas, complementares e contrastantes no círculo cromático. Nesse padrão de decoração de interiores, a regra é deixar tudo com uma única cor, variando apenas nuances e texturas. Eis a decoração monocromática, na qual uma única cor é escolhida e a partir dela são feitas as combinações de tonalidade que irão compor o design.

Essa tendência chamou atenção, em 2018, no Salone del Mobile Minalo, edição da feira de design que trouxe vários ambientes montados a partir de cores específicas.

Dentro da proposta, é possível inserir objetos em tons neutros, como preto, cinza e branco, mas sempre irá predominar a cor base inicialmente escolhida. É uma boa ideia para quem não gosta de muito colorido nos ambientes da casa, mas também não quer um ambiente apático, monótono e sem vida. A estética surge como uma alternativa menos chamativa, porém ousada, impactante e super moderna.

A decoração monocromática conta com uma atmosfera minimalista, com poucos elementos para não pesar no visual. Passa a impressão de continuidade e amplia a percepção dos espaços, justamente por essa continuidade na cor.

O estilo pode ser utilizado em diferentes projetos, desde quartos a salas e banheiros, em ambientes residenciais e corporativos. Para além da cor preferida, deve-se levar em conta a impressão que cada cor transmite, como alegria, relaxamento, sofisticação, vivacidade, sobriedade, entre outras. Então, antes de escolher esse tipo de decoração, atente-se à psicologia das cores e suas sensações. Preto irá transmitir sofisticação e mistério. Um laranja vibrante irá transmitir energia e diversão. Rosé está ligado à feminilidade e delicadeza. E assim por diante.

Se for utilizar essa técnica na sua decoração, não esqueça de utilizar diferentes tons da mesma cor, variando também nos padrões de estampas e texturas dos elementos, ou então o espaço ficará cansativo, chapado e visualmente desconfortável. E nada de colocar cores muito vivas em espaços de relaxamento.

Leia também

Em destaque