Novo olhar

Hospital-Dia ganha reforma assinada por Inês Cerqueira

Denison Monteiro

Desenvolvida pela arquiteta Inês Cerqueira, a reforma do hospital oftalmológico Clinos acompanha o projeto de expansão e modernização do estabelecimento, localizado em Feira de Santana. O prédio antigo foi integrado a um edifício residencial, o que resultou em uma área total construída de 2.000m².

Para atender as necessidades, os espaços foram setorizados o que ofereceu maior circulação, acessibilidade, escadas amplas e elevadores para macas. Os materiais adotados apresentam facilidade de manutenção e adequação aos padrões de higiene, aliados à qualidade estética.

“A fachada, voltada para o poente, já contava com volumes fechados do edifício anterior e para nivelar as alturas foi aplicado revestimento em alumínio composto e vidro”, conta Inês frisando que, com as constantes atualizações do corpo clínico, inclusive com incorporação de novas tecnologias, foi preciso criar uma nova imagem tanto para a fachada quanto para a parte interna da clínica.

No térreo, os consultórios reformados possuem salas de espera e áreas de exames remanejadas e ampliadas. Neste mesmo local, foi criada uma área para uma lanchonete e ampliado o espaço de apoio técnico com central de gases e gerador. Também foi criado estacionamento para ambulância e mantida parte do setor administrativo, já reformado anteriormente.

“O primeiro pavimento teve uma parte construída sobre a clínica antiga. Foram mantidas as salas amplas, como as do térreo, mas com nova configuração na distribuição do mobiliário, feito uma sala de estar, para facilitar apresentação dos exames na tela da TV”, diz Inês. Neste local está o setor dedicado à retina e ao atendimento infantil, com sala de espera exclusiva, com brinquedoteca e tratamento acústico. A área administrativa, que também foi instalada nesse andar, conta com um espaço reservado para ampliação dos serviços.

O Centro Cirúrgico do Hospital-Dia foi instalado parte sobre a construção nova e parte sobre a existente. Os espaços de acesso do corpo clínico e de pacientes tiveram setores diferenciados. O local conta com três salas cirúrgicas, central de material esterilizado e os diversos ambientes de apoio, sala de recuperação ampla, apartamento e espera. O sistema de ar-condicionado atende o que há de mais moderno para salas cirúrgicas, com filtros, cortinas de ar e controle de umidade e temperatura.

Por Valéria Silva

Matéria publicada na 10ª edição impressa da revista Sacada 

Leia também

Em destaque