Durante o processo criativo da peça foram evocadas referências arquitetônicas do universo dos desenhos infantis
A Puntoluce lançou a luminária de chão Jerry assinada pelo studio mk27, projeto de autoria de Marcio Kogan e co-autoria do arquiteto Pedro Ribeiro. Convidado pela Parachilna, sediada em Barcelona o studio brasileiro passa a fazer parte do grupo de designers que criam peças para a marca espanhola.
“Jerry! É a materialização das nossas memórias infantis, o lugar escondido do solitário habitante imerso em eterna aventura. Durante o processo criativo da peça foram evocadas referências arquitetônicas do universo dos desenhos infantis. Entre elas a famosa entrada da casa de rato, o clássico recorte em arco feito na parede da casa. A casa dentro da casa, o locatário que ninguém quer. A chapa de alumínio branca cortada a laser de 1,40m por 80cm funciona como uma dobradura da parede na qual está apoiada.
A dobradura cria uma tridimensionalidade, transformando a luminária em escultura. Todo o sistema elétrico e de iluminação localizam-se na parte de trás aproveitando o espaço criado entre o plano ortogonal fixo na parede e a placa de alumínio levemente inclinada. A iluminação, difusa e quente, se dá pela porta, na base do objeto, e na parte superior da placa. O resultado final é uma luz tranquila e relaxante.
Studio mk27:
O studio mk27, localizado em São Paulo, foi fundado no final dos anos 70 pelo arquiteto Marcio Kogan e hoje é composto por 30 integrantes e vários colaboradores pelo mundo afora. Os arquitetos da equipe, grandes admiradores da geração do modernismo brasileiro, procuram cumprir a tarefa de repensar e dar continuidade a este movimento arquitetônico. Os projetos do studio mk27 valorizam a simplicidade formal e são elaborados com atenção aos detalhes e acabamentos.
Kogan é membro honorário do AIA (American Institute of Architects), professor da Escola da Cidade e da Politecnico di Milano. Lidera um time de arquitetos que, em grande parte, trabalha com ele há mais de uma década. Desde 2001, quando começou um sistema de cocriação e trabalho cooperativo, o studio mk27 já ganhou mais de 250 prêmios nacionais e internacionais. Em 2012 o studio mk27 representou o Brasil na Bienal de Veneza.
Sobre a Puntoluce:
A Puntoluce Lighting Lab & Solution, situada em São Paulo, é uma loja que atua no segmento de iluminação. Fundada em 1992 é reconhecida pela qualidade em atender e a fornecer uma grande variedade de produtos no seu showroom com 1200m² na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, que possui um laboratório especial para a demonstração dos inúmeros efeitos visuais desejados na iluminação. A empresa possui uma equipe que presta assessoria em projetos luminotécnicos. A Puntoluce cria suas próprias peças e comercializa no mercado luminárias importadas de marcas reconhecidas como a espanhola Parachilna.
Sobre a Parachilna:
Com sede em Barcelona, na Espanha, a empresa é especializada em iluminação decorativa. Com criações que priorizam a simplicidade das formas com a valorização do uso de materiais nobres e a produção artesanal. A empresa convida designers reconhecidos para o desenvolvimento de suas peças, entre eles James Hayon, Stephen Burks, Jerdi Veciana, agora também formado por Marcio Kogan.
Fonte: A3 Comunicação