A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, apresenta dois novos produtos em seu portfólio: a massa para efeitos decorativos Toque da Terra e a Embalagem de Papel, disponível para vernizes base água. As soluções chegam junto ao novo conceito de comunicação da fabricante — “Suvinil. Pra casa. Pro mundo. Pro futuro” –, no qual são reforçadas iniciativas focadas em sustentabilidade ao longo de sua trajetória e seu compromisso com o consumo mais sustentável no mercado de tintas.
“Acreditamos no poder que as ações do presente têm de transformar o futuro e, na Suvinil, estamos atuando para sermos vetores dessa mudança no nosso segmento. Os lançamentos de Toque da Terra e da Embalagem de Papel refletem esse objetivo e nos lança a um novo momento: queremos continuar oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes, consumidores e parceiros, unindo sustentabilidade e facilidade para transformar ambientes”, declara Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas BASF para América do Sul.
Toque da Terra
O Suvinil Toque da Terra é uma massa para efeitos decorativos que cria um visual manchado, trazendo uma estética rústica ao ambiente, característica que também pode ser sentida ao toque. O produto, além de oferecer uma experiência sensorial, é sustentável, pois é composto por uma pigmentação 100% mineral que, comparada às massas de efeito sintético, apresenta menor impacto ambiental — como, por exemplo, a redução dos recursos hídricos possibilitada pela composição feita por meio de argilas e óxidos naturais.
Pronto para uso em áreas internas, Suvinil Toque da Terra está disponível em uma cartela de cinco cores, na tonalidade Calcita Alaranjada — cor do ano da Suvinil lançada pelo seu estudo anual de tendências Suvinil Revela 23+ -, além de Barro do Cerrado, Areia de Brita, Casca de Pinus e Mangue Seco.
“Toque da Terra é a opção perfeita para quem busca produtos mais sustentáveis, sem abrir mão da qualidade, da beleza e da praticidade. A cartela de cores faz parte do nosso estudo de tendências e o visual rústico contribui para deixar o ambiente mais interessante. Fica pronto com poucas demãos, variando entre uma e três, a depender da cor escolhida e do efeito desejado”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing — Cor e Conteúdo na Suvinil.
Além do compromisso com o meio ambiente, o Suvinil Toque da Terra também foi pensado para garantir outro importante pilar defendido pela marca: a facilitação da jornada de pintura. A praticidade na aplicação, casada à qualidade de suas inovações, é algo essencial para a Suvinil, e o novo produto se destaca por essa facilidade. Exigindo apenas uma desempenadeira e uma espátula, vem pronto para o uso, sem necessidade de diluição, nem lixamento. A massa também oferece diferentes possibilidades de efeito, a depender da técnica de aplicação utilizada pelo pintor e do número de demãos escolhido para o visual desejado.
Já a Embalagem de Papel foi idealizada a partir de uma busca por alternativas cada vez mais sustentáveis para o portfólio da Suvinil. Esse lançamento foi acompanhado por um estudo estudo feito cautelosamente em parceria com a Fundação Espaço Eco e com resultados auditados pela ACV Brasil, com o qual concluiu-se que a solução causa menor impacto ambiental quando comparada ao galão metálico de 3,6 litros.
Isso acontece, principalmente, no início da cadeia produtiva, mas também por apresentar uma degradação mais rápida no meio ambiente. A sua matéria-prima é de fonte renovável certificada, feita com 30% de papel reciclado e papel virgem produzido com fibras de madeira de florestas certificadas pelo FSC (Florest Stewardship Council). Além disso, foi pensada para ser 100% reciclável, incluindo o bag plástico que envolve o verniz dentro da embalagem. Ambos podem ser reinseridos na cadeia produtiva, desde que sejam descartados corretamente na coleta seletiva.
Além disso, a Embalagem de Papel oferece uma experiência de manuseio mais prática. Ela possui um formato ergonômico, uma cavidade especial para que seja possível segurá-la de forma confortável no momento de agitar o produto, e apresenta um bocal com tampa de rosca que permite o despejo do líquido de forma mais eficiente e que pode ser facilmente fechado quando não há mais necessidade de uso.
Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil, acredita que a marca tem o papel de impulsionar esse movimento sustentável. “Para se ter uma atuação realmente responsável ambientalmente, é necessário pensar em todas as frentes que podem ser aprimoradas, seja nos próprios produtos, no processo de produção ou até mesmo nas embalagens. Essa solução reflete a nossa visão sobre o que é ser sustentável”, afirma.
Os produtos disponíveis na Embalagem de Papel, hoje, são os vernizes à base água Proteção Básica, Proteção Tripla e Proteção Máxima Deck.