Tendências Expo Revestir 2023

Por
Mila Caramelo

A Fashion Week da arquitetura e construção, Expo Revestir, realizou sua 21ª edição na última semana em São Paulo, a feira ocupou mais de 70mil m² com stands de marcas nacionais e internacionais no segmento de revestimentos, louças e metais. Estivemos lá e viemos compartilhar nossa percepção sobre as tendências que mais se destacaram para o ano de 2023.

conceito de Casa-refúgio, reflexo de uma sociedade pós-pandemia, a proposta é fortalecer uma reconexão do indivíduo com a sua essência, valorizando os vínculos emocionais e a conexão com a natureza (design biofílico), a casa passou a ser sinônimo de proteção e acolhimento. Neste contexto, os revestimentos em argila e cerâmica fosca, nos tons terrosos, inspirados no fazer artesanal, com efeitos rústicos e/ou envelhecidos, ganharam destaque e estavam presentes na maioria das coleções, os pequenos formatos 10 x 10cm, e os 15 x 15cm voltam à cena, assim como os cobogós, granilites e louças coloridas, que ganham nova roupagem, mas continuam carregando consigo aquele ar vintage.

Para quem gosta de textura, essas estão cada vez mais realistas, principalmente nos lançamentos amadeirados. O ripado também é uma textura que permanece, agora também com versões mais curvilíneas. A Santa Luzia foi uma das fabricantes que mais investiu nessa tendência e apresentou a coleção Waves, inspirada no formato das ondas, e sugeriu sua aplicação não só como revestimento de paredes, mas também no mobiliário. 

sustentabilidade, palavra de ordem na sociedade contemporânea não poderia estar de fora, entre os lançamentos, se destacaram: Piso Aubicom, que utiliza resíduos de sandálias Havaianas, o lançamento da Santa Luzia, Waves, tem 96% da sua composição de material reciclado, proveniente do poliestireno expandido (EPS), o famoso Isopor. Já a Lepri apresentou o Lepri Índigo, um revestimento cerâmico produzido a partir da reciclagem de resíduos têxteis, e a Portobello o Cobogó Mundaú, produzido com as conchas, resíduos da pesca do sururu, às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió.  

personalização também é uma tendência forte, reflete o “olhar para dentro”, uma busca da sociedade contemporânea ao autoconhecimento e autoexpressão, tão latente em período de pós confinamento. Os grandes nomes do setor visualizam essa necessidade e não pouparam esforços. Neste contexto se destacaram o grupo Dexco, com o “Duratex You”, que trouxe a possibilidade de personalização dos seu painéis com estampas autorais e a linha “Deca You”, composta por torneiras e bicas em quatro modelos (Redonda, Quadrada, Wave e Memphis), três tamanhos e dez novas cores, além de misturadores independentes, permitindo o cliente fazer a composição como desejar. 

Já o Grupo Portobello apresentou sua linha Officina Portobello, possibilitando a personalização ilimitada, para demostrar realizou collabs com grandes nomes, incluindo o renomado chef de cozinha Alex Atala, com o qual lançou a linha A²to.  

O segmento do design e arquitetura de interiores, assim como a moda, caminha cada vez mais para a busca pela autenticidade, sustentabilidade e a autoexpressão. Agora te convidamos a uma reflexão, A sua casa te representa? A sua casa veste o que? Ela reflete os seus anseios ou está na hora de atualizar!?  

Fotos: arquivo pessoal Mila Caramelo.

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