Arquiteta Ana Cristina lança mão da estrutura à mostra e da ampla circulação em projeto de residência
Para um casal que desejava uma residência inovadora e contemporânea, a arquiteta Ana Cristina desenvolveu um projeto onde os elementos construtivos estão à mostra. Nada de rebocos, pinturas ou revestimentos cerâmicos para esconder a estrutura. “Optei por uma construção linear, atravessada perpendicularmente por um bloco de pedra Carbono”, diz. No espaço, podem ser localizados um ambiente de lazer, com home theater, balcão gourmet com churrasqueira e um lavabo que serve de apoio para a piscina. Ela acompanha toda a linearidade da varanda e adentra e contorna um bloco de pedra, o que deu leveza e uma sensação de movimento para a casa.
O abrigo dos carros virou um anexo para a área de lazer. Com cobertura em aço corten e vidro refletivo prata, ele protege e abraça os dois blocos que compõem a estrutura da casa. “O terreno de esquina em um condomínio fechado e a situação em relação aos ventos, nos impulsionou a adotar um partido onde a área de convivência e todas as suítes ficassem voltadas para essa esquina”, conta Ana, que protegeu o espaço com um generoso jardim de palmeiras. O ambiente verde foi projetado pela paisagista Carla Oldemburgo e executado por Jakelyne Oliveira.
O projeto luminotécnico, de autoria da arquiteta e light designer IsaRios, contorna e emoldura toda a residência. A luz discreta e, ao mesmo tempo, eficiente envolve os espaços em uma atmosfera aconchegante.
O interior da casa permite ampla circulação pelos ambientes, sem espaços ociosos. Já que toda a casa é envolta por generosas esquadrias de alumínio. A escada curva, feita em concreto aparente, foi uma surpresa à parte, de acordo com a profissional. “Ela é um verdadeiro trabalho de artesãoda construção civil”, diz.
A entrada principal recebeu quatro patamares em granito preto escovado para alcançar onível elevado de ummetro, onde se assenta o pavimento térreo. Uma porta em aço corten, desenhada exclusivamente para essa residência, recebe os visitantes com uma generosa abertura de 2.20 m de largura. A escolha do concreto aparente, da pedra Carbono, da madeira Pau d’arco, do alumínio new prata e do vidro Neutral incolor, formou um conjunto de elementos puros e atemporais. “O que completa essa morada é o bom gosto e capricho dos proprietários, que participaram em todos os momentos da construção e da ambientação do mobiliário até a escolha das obras de arte que se espalham nos ambientes, dotando de personalidade esse projeto”, completa Ana.
Por Pedro Hijo
Matéria publicada na 10ª edição impressa da revista Sacada