Integração de ambientes é alternativa escolhida pela AAProjetos para
desenvolvimento de apartamento.
Pedro Hijo
O boêmio bairro do Rio Vermelho, localizado em Salvador, foi o cenário do nascimento do sonho de uma jovem família. Desenvolvido pelas arquitetas Adriana Lorenzo e Adriana Varandas, da AAProjetos, o apartamento do casal e suas duas filhas ficou amplo, alegre e prático em apenas três meses. A saída para conferir fácil manutenção, conforto e amplitude ao ambiente com rapidez foi integrar todos os espaços. “Fizemos poucas mudanças estruturais, precisávamos concluir a obra em tempo recorde e, por isso, mudamos o mínimo no pouco tempo que tivemos”, pontua a dupla.
Com 100,00m², o living foi um desafio para o escritório. “Por causa da integração, tivemos que disfarçar todas as vigas dos ambientes com um bom estudo do forro de gesso. Mas isso é a arquitetura!”, exaltam. As profissionais aproveitaram todos os móveis da família e adquiriram outros para que o espaço ficasse harmonioso. Outra saída para não interferir no tempo de obra foi manter o piso do apartamento. Apenas a sala de TV ganhou um piso vinílico padrão madeira, de prático assentamento e fácil manutenção. Já o forro e a iluminação foram completamente alterados. “Foi uma mudança importante, pois precisávamos adaptar esses elementos à nova concepção do layout e modernidade dos espaços projetados”, contam.
O projeto neutro ganhou vida nos detalhes. As cores dos objetos decorativos, almofadas e obras de arte não só ajudam na decoração, mas traduzem a personalidade dos donos da casa, de acordo com as arquitetas. “Gostamos do ar sofisticado, mas sem ostentação”, pontuam. “A simplicidade das cores e formas transforma o ambiente em um lugar mais harmônico e convidativo”.
Na área de estar, a cor escolhida para os detalhes da decoração foi o azul, tom preferido do casal. Destaque também para os painéis em madeira na área da sala de TV, com jogo de luz e sombra de 11 arandelas. “O efeito de luz pode mudar a cara de um projeto; e ficou perfeito”, comentam.