Wesley Lemos criou a poltrona WURA em um contexto em que a busca pelas raízes ancestrais e a conexão com a natureza se destacam em contraposição ao universo digital e ao metaverso. Para compor sua criação, ele combinou a técnica vernacular d trançado de junco – um material sustentável e natural – com tecidos elegantes e ecológicos, resultando em um design que alia conforto e ergonomia.
“Trago no meu DNA, permissão de transitar sem preconceitos sobre as sabedorias ancestrais e a erudição da minha profissão de designer com a licença espiritual respeitando os materiais e as riquezas naturais do nosso planeta”, afirma o profissional Wesley Lemos.
WURA, significa ouro em iorubá que em tradução livre significa também prosperidade e abundância, “nada melhor do que usar este recurso para valorizar famílias e artesões em prol de peças e produtos de design mais naturais, sabendo de onde vem e para onde vai cada peça que crio e isto faz com que movimente uma energia afro-indígena que é valorizada em minha arte”, conclui. “O junco é sagrado e tem resistência e flexibilidade assim como nosso povo nordestino”, diz o arquiteto em analogia a sua criação.
A poltrona WURA é a primeira criação de Wesley Lemos para o uso do corpo e assim como Charles Eames e Herman Miller, que criaram peças com dimensões diferentes, o arquiteto apresenta uma família de poltronas WURA com tamanhos P,M,G, democratizando assim o design e a ergonomia, um fator fundamental na criação desta peça, que se preocupa em proporcionar conforto para cada estatura de pessoa, já que no Brasil há uma diversidade de povos.
Ficha técnica
WURA poltrona
Medida 79x 69 x 79 cm
Fibra natural e estrutura metálica em aço carbono preto fosco, com revestimento em tecido veludo de algodão na cor ouro.
Execução: Italmóveis / Donatelli