Saint-Gobain amplia atuação no ramo de construções modulares que incorporam processos sustentáveis na construção civil

Saint-Gobain é pioneira no ramo de construções offsite no país e pretende aumentar o investimento nesse mercado

Nos últimos anos, o mercado da construção civil foi impactado pela tendência inovadora de construções offsite, processo por meio do qual um edifício, ou parte dele, é construído fora do canteiro de obra de forma modular. Uma vez prontas, as partes são levadas até o canteiro onde serão instaladas. Esse sistema vem se tornando cada vez mais popular por suas diversas vantagens, como a sustentabilidade, qualidade superior, agilidade e redução de custos.

“A construção modular é mais limpa, sustentável e ágil do que uma construção convencional, isso demonstra o potencial que o sistema tem de expansão principalmente em grandes cidades” afirma Guilherme Oliveira, Chefe de Produtos da Saint-Gobain. “E além de entregar a agilidade que as metrópoles precisam, também é perfeita para situações que necessitam de cuidados especiais com o impacto ambiental, é o caso do condomínio Alma Maraú, completa Oliveira.

O Alma Maraú é um condomínio de luxo localizado em uma praia em Maraú, Bahia, próximo de uma área de preservação ambiental. Como a sustentabilidade era uma prioridade para o projeto, a F2 Construtora, responsável pela obra, optou pela construção modular, já que ela garante um menor desperdício de materiais e gera menos resíduos. Em parceria com a CMC Modular e Saint-Gobain, o condomínio na Península de Maraú se tornou a maior construção modular da América Latina. Localizado em um terreno de 40 mil m², tem 36 casas que vão de 96 m² a 198 m.

A construção do condomínio levou cerca de um ano para ficar pronta, tempo muito inferior ao comparar com a construção de alvenaria tradicional. Os módulos foram desenvolvidos pela CMC Modular, utilizando soluções da Saint-Gobain como o Glasroc X, o drywall e perfis metálicos da Placo, placas cimentícias da Brasilit, lã de vidro da Isover e tintas da Quartzolit. As casas saíram do interior de São Paulo rumo a Península de Maraú (BA) 100% prontas, já com revestimento, pintura, circuito elétrico e hidráulico.

Ao longo dos últimos anos, por meio de forte investimento em tecnologia e ao lado de construtoras parceiras, as marcas do Grupo Saint-Gobain estão presentes em diversos projetos de construção modular, desde obras de residências populares até construções de luxo, atendendo as diferentes necessidades construtivas do mercado.

Leia também

Em destaque